CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#AssistênciaSocial 29/04/2024 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Agendamentos para emissão da nova Carteira de Identidade Emissão da Carteira de Identificação Nacional (CIN).
#Juventude 28/04/2024 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Programa Faça Bonito Ação nacional para o enfrentamento à violência sexual
#AssistênciaSocial 24/04/2024 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Crianças e adolescentes dos grupos de convivência do CRAS visitaram a comunidade indígena Potiguaras.
Em alusão ao dia dos povos indígenas as crianças e adolescentes acompanhadas pelos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS realizaram uma visita a comunidade indígena Potiguaras, foi um momento interativo entre lideranças, crianças e jovens indígenas, cujo principal objetivo foi conhecer a história da tribo existente na comunidade, aspectos históricos e culturais que marcam toda a história de luta.

#Juventude 31/03/2024 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria do Trabalho e Assistência Social realiza distribuição de ovos de pascoa para as crianças do município

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social realizou entregas de ovos de páscoa para as crianças dos bairros da cidade.

#AssistênciaSocial 24/12/2023 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Assistência Social distribui 1.400 cesta com itens para a Ceia de Natal em ação social em Novo Oriente
#AssistênciaSocial 21/12/2023 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL A Secretaria de Trabalho e Assistência Social entregou entre os dias 15 e 21 de dezembro 1.526 tickets de Vale Gás

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizou hoje as entregas dos tickets do Vale Gás Social para a população beneficiada. Foras 1.526 novorientenses comtenplados com o programa.

#AssistênciaSocial 26/07/2023 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL A Secretaria do Trabalho e Assistência Social iniciará a entrega dos tickets de Vale Gás na próxima segunda-feira(31/07)

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, informa aos beneficiários do vale gás que a entrega dos tickets começará no dia 31/07 (segunda-feira). Confira o calendário de atendimento na imagem a baixo e os beneficiários ao acessar o link.

#AssistênciaSocial 25/07/2023 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria de Assistência Social começará a entregar os RGs feitos no Caminhão do Cidadão apartir do dia 26/07

O Governo Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria do Trabalho de Assistência Social, informa que os RGs feitos no Caminhão do Cidadão começarão a ser entrgues amanhã (26/07).

Eles estarão disponíveis para retirada na sede da Secretaria de Assistência Social, a partir das 07:30. Algumas pessoas ficaram com pendências e a emissão dos RGs não foi concluída, por isso, confira se seu nome está na lista e procure o setor de identidade para regularizar a pendência.

Veja a lista

#AssistênciaSocial 19/07/2023 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL O Governo de Novo Oriente realizou a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social

O Governo Municipal de Novo Oriente-CE, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social realizou a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social com o tema "Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos!". A abertura foi realizada na noite de ontem 18 de julho e a programação segue hoje 19 de julho.

No dia 19 de julho a Conferência Magna ficou por conta da Palestrante Ana Patrícia Nogueira Lima, Técnica de Assessoramento vinculada a Coordenadoria de Gestão do SUAS da SPS-Ceará, Graduada em Serviço Social (UECE), Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional (UVA) e é especialista em Gestão Social (UNIRB).

Ela destaca a importância que um gestor municipal tem nas ações de Assistência Social desenvolvidas no município, fala dos desafios de fazer essas ações se concretizarem e acontecerem da forma mais efetiva e também como os municípios dependem muito dos recursos dos Governos Estadual e Federal.

"Nós não fazemos a Assistência na base da boa vontade, isso não existe. A Gente faz a Assistência com recurso, com planejamento, com organização, com cooperação, com uma - rede - funcionando. Felizmente vocês têm um gestor acessível, bem aberto a discutir, a ouvir. Quando um gestor ouve, as coisas acontecem. Não depende só do gestor, é isso que eu quero que vocês entendam, que muitas vezes as coisas não acontecem não é porque o gestor não queira é porque ele depende de outros, de recursos federais e estaduais", declara Ana Patrícia.

Além da Palestra Magna, a 11ª Conferência de Assistência Social apresentou cinco grupos de trabalho, cinco eixos de discussão, onde foram escolhidas as propostas e os representantes que irão para a Conferência Estadual de Assistência Social. Os eixos foram:

EIXO 1 - Financiamento

EIXO 2 - Controle Social com diretrizes democráticas e participativas

EIXO 3 - Articulação entre segmentos: Como potencializar a participação social no SUAS?

EIXO 4 - Serviços, Programas e Projetos

EIXO 5 - A Importância dos Benefícios Socioassistenciais e o direito a garantia de renda

Todas as propostas foram aprovadas. No fim foi realizada uma votação para a escolha dos 4 delegados que irão representar o município de Novo Oriente na próxima Conferência Estadual de Assistência Social, são eles: Wescley Sales, Assistente Social representando a classe trabalhadora; Juliana, usuária do SUAS; Flaviana, presidenta e representante governamental dentro do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e Dona Cecília, membro da sociedade civil.

#AssistênciaSocial 16/06/2023 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL 159 novorientenses beneficiados com o Cartão Ceará Sem Fome em Novo Oriente-CE
O Governo Municipal de Novo Oriente-CE, por meio da Secretaria  do Trabalho e Assistência Social levou uma caravana de profissionais e usuários para o evento de lançamento do Programa Ceará Sem Fome, no Centro de Eventos do Ceará.

159 novorientenses foram contemplados com o Programa na cidade. Eles receberão o  auxílio de R$ 300,00 mensais para se alimentar, até o mês de dezembro de 2023.

Com o Cartão Ceará Sem Fome é possível comprar apenas alimentos vendidos nos comércios Hiperbox e Mercantil Compre Bem, da cidade de Novo Oriente.

A Secretaria já fez o cronograma para entregar os cartões nos dias 21 e 22 de junho, na sede da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, das 08h às 12h.

#AssistênciaSocial 30/05/2023 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria do Trabalho e Assistência Social entrega 25 kits de natalidade em Novo Oriente-CE

O Governo Municipal de Novo Oriente, em parceria com a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, realizou hoje (30) o encontro com as gestantes do Programa GERAMOR. No momento foram entregues 25 kits de natalidade às mamães que terão seus filhos nos meses de junho e julho.

A ação iniciou-se com uma Palestra de Conscientização ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, abordado pela equipe de profissionais do CREAS para sensibilizar e informar as futuras mamães a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

A Secretária do Trabalho e Assistência Social, Nirla Thays Vidal frisou a importância de garantir a toda criança e adolescente o direito ao desenvolvimento de sua sexualidade de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração sexual.

#DireitosHumano 18/05/2023 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria de Assistência Social realiza encerramento da Campanha Faça Bonito 2023

O Governo Municipal de Novo Oriente-Ce, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social realizou a Campanha Faça Bonito 2023. O Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) montou um cronograma de ações até o dia 18 de maio.

No último dia foi ministrado uma palestra em alusão ao dia 18 de Maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é realizado o encerramento da campanha da Campanha Faça Bonito 2023.

A Secretária do Trabalho e Assistência Social, Nirla Sampaio, pontuou sobre a campanha. "É importante porque marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil instituído em lei , e integra ações de diversas maneiras, contando com a intersetorialidade, ressalta a importância de realizar denúncias dos crimes de exploração sexual contra crianças e adolescentes no Brasil e principalmente trabalha a prevenção de novos casos", destacou a Secretária.

O apelo da campanha é que a sociedade faça bonito o ano inteiro e que as crianças e adolescentes sejam cuidados e protegidos por todos.

#AssistênciaSocial 04/04/2023 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL 1.500 kits de Desjejum da Semana Santa são entregues as famílias novorientenses

O Governo Municipal de Novo Oriente-CE, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, realizou hoje no ginásio da Praça da Juventude a entrega de 1.500 kits de desjejum da Semana Santa para famílias novorientenses em situação de vulnerabilidade.

O desjejum é o alimento consumido no período da semana santa, é entregue a população, em especial aos mais vulneráveis. É uma ação de humanização e empatia com o próximo

Além de beneficiar a população com os mantimentos, ajudamos também o comércio local. Todos os kits são comprados em estabelecimentos comerciais do nosso município, tanto em pequenos quanto em grandes negócios.

Os novorientenses que recebem o benefício são escolhidos de acordo com o Cadastro Único (CadÚnico). A Secretária do Trabalho e Assistência Social, Nirla Sampaio, detalha o processo de seleção: "A escolha é feita por meio do banco de dados do cadastro único. São famílias vulneráveis acompanhadas pela secretaria, em especial aquelas acompanhadas pelo CRAS, Programa Criança Feliz e Benefícios Eventuais".

Para receber o desjejum da Semana Santa é necessário estar com o CadÚnico atualizado e estar incluído nos programas da assistência social, como os grupos do CRAS.

Hoje a prioridade foi atender os beneficiários que tinham o nome na lista, porém, a Secretaria do Trabalho e Assistência Social se programou para ajudar e entregar kits para os usuários que também estão em situação de vulnerabilidade, mas que não tinham o nome na lista.

A distribuição dos Desjejuns na Semana Santa já se tornou uma tradição. Ela foi iniciada durante o mandato do ex-prefeito Rodrigo Coelho e está sendo continuada pelo atual prefeito de Novo Oriente, Nenen Coelho.

#AssistênciaSocial 18/03/2023 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Vamos conhecer um pouco do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz

O Governo Municipal de Novo Oriente-CE, por meio do Programa Primeira Infância no SUAS/ Criança Feliz, está com as inscrições abertas até o final de março. O programa tem a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

Os objetivos do programa são: Promover o desenvolvimento integral da criança na primeira infância, oferecendo apoio e acompanhamento, é o principal objetivo do programa; Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento do bebê e nos cuidados perinatais; Colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação das crianças; Mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitem; Integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

O Programa Criança Feliz não tem transferência de renda. Seu foco está na viabilidade de projetos específicos que promovam a qualidade de vida e bem-estar das famílias, além de um futuro mais justo e favorável às crianças.

São públicos prioritários do Programa Criança Feliz: gestantes, crianças de até 3 anos e suas famílias inscritas no cadastro único; crianças de até 6 anos e suas famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC);

O desenvolvimento do Programa Criança Feliz se faz por meio de visitas periódicas em domicílio às famílias para o fortalecimento de vínculos como forma de prevenção e promoção do desenvolvimento infantil integral.

As famílias devem estar inseridas no Cadastro único, se dirigir a sala do programa, situada no Centro de referência -CRAS, portando documentos: NIS do responsável, Certidão de nascimento da criança, comprovante de endereço e número de telefone para contato.

#AssistênciaSocial 17/03/2023 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria de Assistência Social recebe 1081 tíquetes do Vale Gás Social em Novo Oriente-CE

O Governo Municipal de Novo Oriente-Ce, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, recebeu ontem (17) os tíquetes do Vale Gás Social. O Prefeito de Novo Oriente recebeu das mãos do Governador do Ceará, Elmano de Freitas e da Secretária de Proteção Social, Onélia Santana.

O benefício dá a possibilidade a famílias em vulnerabilidade social de uma ajuda com a recarga de um botijão de gás, de 13kg, três vezes no ano. Em Novo Oriente, a Secretaria do Trabalho e Assistência Social já organizou as entregas e começarão segunda-feira, dia 20 de março.

Confira como será a entrega dos tíquetes do Vale Gás Social em Novo Oriente-Ce:

Segunda-feira, (20 de março): "Letras A ao E", total de 340

(Fila de prioridades).

Terça-Feira, (21 de março): "Letras F ao L", total de 252

(Mesa de repescagem).

Quarta-feira, (22 de março): "Letras M a Z", total de 489

(Repescagem).

A Secretária do Trabalho e Assistência Social, Nirla Thays falou da importância da concessão do Vale Gás Social aos Novorienteses. " A concessão do vale gás se faz importante por prover um suporte às famílias em situação de vulnerabilidade para que tenham acesso ao gás de cozinha", frisou.

A entrega será feita na sede da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, das 08h às 13h. De início apenas os titulares do benefício poderão receber.

#AssistênciaSocial 08/03/2023 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL 186 famílias são beneficiadas com a volta do Programa PAB-Leite em Novo Oriente-Ce

O Governo Municipal de Novo Oriente-Ce, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social distribuiu leite do Programa PAB-Leite para 186 famílias, 20 entidades (escolas, CRAS, hospital e cadeia pública) na manhã de ontem (07).

Ao todo são 2.604 litros de leite que serão destinados semanalmente para Novo Oriente. Todas as terças e quintas estarão entregando o leite, no Centro de Distribuição ao lado da Secretaria de Assistência Social.

"É motivo de muito orgulho estarmos voltando a receber esse alimento tão importante para as famílias", declarou a Secretária de Assistência Social.

#AssistênciaSocial 10/02/2023 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria de Assistência Social entrega 28 kits de natalidade as gestantes em Novo Oriente-CE

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente-Ce, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social e em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) realizou na manhã desta sexta-feira (10) um encontro com 50 gestantes do Programa GerAmor.

28 gestantes que estão com parto previsto para fevereiro e março receberam o kit natalidade para a chegada da criança. Participaram do evento, as gestantes do Grupo Paif assistidas pelo CRAS. O objetivo foi contribuir para os cuidados e acompanhamento das gestantes na realização do Pré-natal, assim como a diminuição do índice de gravidez não planejada entre as adolescentes no grupo.

Segundo a Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social, Nirla Thays Vidal Sampaio, a palestra foi organizada no intuito de orientar as usuárias sobre a gravidez precoce e a sexualidade. "O município tem intensificado esse tipo de trabalho, para que desde cedo as crianças e os adolescentes entendam a importância do planejamento familiar", relatou.

Ao final da palestra foi servido um coffee break e concedido auxílio natalidade para as gestantes do mês. O auxílio natalidade é concedido sob a forma de bens de consumo, que consistem em itens de enxoval para bebê, incluindo utensílios de vestuário e higiene, observada a qualidade, que garanta a dignidade e o respeito à família.

A gestante deverá estar, preferencialmente, participando de pré-natal em umas das Unidades Básicas de Saúde de Novo Oriente e ser acompanhada pelo CRAS.

Devido ao mês alusivo à Prevenção de Gravidez na Adolescência e no encontro de 11 mamães serem adolescentes, foi realizado um momento com a temática "Prevenção da gravidez na adolescência" com a Enfermeira Noelma Rodrigues e a mobilizadora do NUCA, Marlene Sousa.

O Kit natalidade é composto por :

01 banheira

02 pacote fralda descartável

01 pacote algodão

01 Álcool

01 perfume

01 shampoo

01 sabonete

02 fraldas de Pano

03 camisetinhas

03 calças mijão

01 creme assadura

01 kit escova e pente

01 pacote absorvente pós parto

#AssistênciaSocial 10/02/2023 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretaria de Assistência Social recebe 19 kits para alunas do curso de depilação

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente-Ce, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, recebeu 19 kits completos para premiar as alunas do curso de depilação ocorrido em novembro de 2022, na sede do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).

Essa é uma parceria do Governo do Estado do Ceará com o município de Novo Oriente para gerar renda às famílias.

A Secretária do Trabalho e Assistência Social, Nirla Thays recebeu os kits e falou da importância desse incentivo. "Recebi 19 kits de depilação para as alunas do curso de depilação, um incentivo para que elas possam iniciar sua nova profissão gerando renda e autonomia em sua família", pontuou.

A Secretaria vai organizar o dia, local e horário da entrega e avisar as concludentes para que participem do momento.

#AssistênciaSocial 08/01/2023 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Secretária do Trabalho e Assistência Social realiza visitas domiciliares

As visitas foram realizadas no fim do mês de Dezembro de 2022 e no início de Janeiro de 2023 às famílias atendidas pelos programas da secretaria.

Nirla Sampaio, Secretária do Trabalho e Assistência Social, acompanhou pessoalmente os visitadores enquanto visitavam as famílias assistidas pelo programa Benefícios Eventuais e também as que estão em situação de vulnerabilidade. Foram entregues cestas básicas e kits de natalidade para as futuras mamães. As visitas domiciliares são feitas também por parte de vários setores da Assistência Social, como CRAS e CREAS.

O serviço de acompanhamento às famílias por meio do programa Benefícios Eventuais é realizado para famílias Novoorientenses que não tem renda alguma ou que a única renda é o bolsa família. Esse acompanhamentoé feito a cada três meses com a visita domiciliar e entrega de uma cesta básica para famílias em situação de vulnerabilidade social.

"A importância desse acompanhamento é de melhorar a situação da família durante o período de assistência e esse acompanhamento precisa ser realizado constantemente, tanto para garantirmos um pouco de qualidade de vida para as famílias quanto para saber como elas estão", destacou a Secretária NIrla.

Saiba maiores informações sobre os serviços prestados pela secretaria de Assistência Social ligando para o número (88) 9 9834 4655

#AssistênciaSocial 07/01/2023 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL 109 famílias novorientenses foram contemplados com o Cartão Mais Infância Ceará em 2023

Novorientenses, o Governo do Estado do Ceará selecionou mais 109 famílias do nosso município para participar do Programa Mais Infância Ceará

Se você é um dos novos beneficiários deve procurar o CRAS do nosso município para ser orientado a como receber o benefício.

Quanto antes as famílias buscarem o CRAS, mais rápido elas terão acesso ao auxílio. Confira a lista de beneficiários no link abaixo.

#AssistênciaSocial 29/11/2022 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Mais 87 famílias de Novo Oriente são contempladas com o Cartão Mais Infância

Novorientenses, o Governo do Estado do Ceará selecionou mais 87 famílias para participar do Programa Mais Infância, ao todo são 1240 famílias contempladas com o programa Mais infância Ceará (CMIC).

Se você é um dos novos beneficiários deve procurar o CRAS do nosso município para ser orientado a como receber o benefício.

O coordenador do CadÚnico, Rafael Cavalcante, reitera a necessidade de procurar o CRAS: "Eles têm que procurar o Centro de Referência porque vão pegar o termo lá. Inclusive, a equipe tem o número de algumas dessas famílias e está entrando em contato para que se dirijam até o CRAS, assinem o termo e, assim, possam ir até o banco fazer todos os procedimentos necessários para ter acesso ao benefício."

Quanto antes as famílias buscarem o CRAS, mais rápido elas terão acesso ao auxílio. Confira a lista de beneficiários no link abaixo.

#AssistênciaSocial 25/11/2022 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Entrega dos tickets do Vale-gás inicia no dia 28/11

A entrega dos tickts do Vale-gás será realizada entre os dias 28/11 e 02/12, para 1052 famílias novorientenses.

O benefício faz parte do programa de proteção social, que está sob a gestão da Secretaria de Desenvolvimento Social. Ele promove a transferência de renda para compra de botijão de gás de cozinha (GLP 13kg) às famílias em situação de vulnerabilidade em comunidades e favelas.

Eles serão entregues na sede da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, das 08h às 13h. Confira o calendário e a lista de beneficiários:

Segunda-feira (28/11) - LETRA "A"

Terça-feira (29/11) - LETRAS "B, C, D, E, F, G, H e l"

Quarta-feira (30/11) - LETRAS "J, K e L"

Quinta-feira (01/12) - LETRA "M"

Sexta-Feira (02/12) - LETRAS "N, O, P, Q, R, S, T, U, V, W, X, Y e Z"

#AssistênciaSocial 24/08/2022 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeito Nenen Coelho entrega carro 0KM para Assistência Social de Novo Oriente-CE

Por Aparecida Mota

O Prefeito Municipal de Novo Oriente-Ce, Nenen Coelho entregou a chave de um carro 0 KM para a Secretária de Assistência Social, Nirla Sampaio. O carro ficará disponível para o setor do Auxilio Brasil para realizar as visitas para a população.

A Secretária do Trabalho e Assistência Social Nirla Sampaio explicou as atividades que serão desenvolvidas com essa aquisição. "O carro trará mais agilidade e eficiência durante a visita domiciliar dos beneficiários do Programa Auxílio Brasil. Serão realizadas atualização, cadastramentos e averiguação nos cadastros", pontuou.

O transporte foi adquirido com recursos próprios do Índice de Gestão Descentralizada (IGD) do Programa Auxílio Brasil (PAB). O carro auxiliará nas visitas domiciliares para uma maior agilidade e eficiência da equipe.

O Prefeito de Novo Oriente-CE, Nenen Coelho falou da importância da aquisição do veículo 0 KM para os novorienteses. "É com muita felicidade que estamos aqui entregando este veículo que é um esforço para que possa ter sempre transportes que possam auxiliar em todos os serviços da assistência social. A chave está entregue, assim servirá a todos os novorienteses e funcionários", finalizou o gestor.

#AssistênciaSocial 17/08/2022 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Assistência Social de Novo Oriente realizou mais de 44 mil atendimentos aos novorienteses de janeiro a julho de 2022

Por Aparecida Mota

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social realizou mais de 44 mil atendimentos aos novorienteses que precisam dos programas sociais no período de janeiro a julho de 2022.

A pasta de assistência social realiza durante todo o ano a entrega de alguns benefícios eventuais para um público específico como Jejum de Semana Santa, Cestas Básicas, Kit de Natalidade, entre outros.

BENEFÍCIOS EVENTUAIS DE JANEIRO A JULHO:

Jejum da Semana Santa: 2.000

Cestas Básicas: 1.500

Urnas Funerárias: 28

Kit´s Natalidade: 180

Durante o período de Janeiro a julho de 2022 foram entregues um total de 2.333 Vale Gás para os novorienteses. Já no setor de Cadastro Único foram realizadas 9.424 famílias cadastradas; recebendo Auxilio Brasil são 6.422 e recebendo BPC são 836 pessoas.

A Secretária de Assistência Social, Nirla Sampaio falou sobre o primeiro semestre de 2022. "Durante o primeiro semestre de dois mil e vinte dois , foram atendidos aproximadamente 44 mil Novoorienteses e percebemos que os nossos atendimentos nos setores, projetos e programas da secretaria de trabalho e assistência social , desenvolveu as potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo, atendendo as demandas e requerimentos das famílias e usuários vulneráveis do município", declarou a Secretária.

Além disso o Programa do Leite realizou 8.106 atendimentos, Setor de Identidade foram 1.056. O Setor do Conselhos realizou cerca de 36 Reuniões, já o Selo Unicef /NUCA fez 95 ações neste período.

CRAS E CREAS realizaram mais de 10 mil assistências de Janeiro a Julho de 2022

A coordenação do CRAS realizou mais de 6 mil atendimentos durante este período, especificamente 6.635 atendimentos. Já o Programa Criança Feliz realizou 1.611 acompanhamentos, já o Mais Infância foram 1.240 famílias contempladas. O conselho tutelar fez 351 ações e por fim o CREAS que realizou 962 assistências.

#AssistênciaSocial 18/07/2022 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Dois veículos são entregues para uso exclusivo da Secretaria de Assistência Social Os veículos foram adquiridos por meio de recursos estadual e federal
#AssistênciaSocial 12/04/2022 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL O Prefeito Nenen Coelho e a Secretaria do Trabalho e Assistência Social entregarão amanhã o “Desjejum da Semana Santa” O benefício é destinado para algumas famílias selecionadas de acordo com o banco de dados do Cadastro Único
#AssistênciaSocial 30/03/2022 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Novo Oriente recebeu diploma de ouro por ações executadas na área da Primeira Infância

A certificação foi concedida na última segunda-feira (28) durante o 5º Encontro Estadual do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Ceará, ocorrido no Gran Mareiro Hotel, em Fortaleza. A Secretária de Trabalho e Assistência Social, Nirla Thais, recebeu pessoalmente a premiação.

175 municípios foram certificados com diplomas de ouro, prata e bronze por terem concluído, aprovado e instituído os planos municipais intersetoriais da Primeira Infância. Novo Oriente recebeu o diploma de ouro por conta dos bons resultados dos indicadores obtidos até agora e pelo plano de ação criado que será executado durante os anos que virão.

As ações da "Primeira Infância" fazem parte do programa "Mais Infância Ceará", que defende a necessidade de se ter um olhar especial e mais dedicado às crianças de 0 a 6 anos, a partir de um diagnóstico da situação do Estado na área e do mapeamento das ações voltadas para o segmento nas diferentes secretarias estaduais.

É uma política pública que virou lei em 2021 e que atua de forma conjunta, intersetorial, com diversas áreas da administração pública como Assistência Social, Educação e Saúde. Seu propósito é melhorar a qualidade de vida das crianças cearenses.

#AssistênciaSocial 19/01/2022 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura de Novo Oriente realiza ação para duas famílias em situação de vulnerabilidade social no município

Por Aparecida Mota

A Prefeitura de Novo Oriente, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social realizou a entrega de cestas básicas, roupas, calçados e acompanhamento familiar de duas famílias em situação de vulnerabilidade social no Bairro Alto da Colina. Uma das casas foi reformada devido a situação de risco para a família.

As equipes do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Secretaria de Saúde irão acompanhar e dar suporte para o ambiente familiar. A ação beneficiou famílias que possuem pessoas com deficiência.

A Secretária do Trabalho e Assistência Social, Nirla Sampaio destacou a importância da ação e como é gratificante poder ajudar. "É um trabalho gratificante pois faz a diferença na vida das famílias mais vulneráveis, ver a alegria nos olhos recebendo o que para gente pode ser mínimo, mais que pra eles se torna muito é algo que faz todo o nosso trabalho valer a pena", pontuou.

A ação contou com apoio da Secretaria de Infraestrutura para realização da reforma.

#AssistênciaSocial 12/01/2022 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeito Nenen Coelho participa da entrega de 300 Cestas Básicas, uma parceria com a Ação Brasileiros pelo Brasil A Ação Brasileiros pelo Brasil faz parte da Fundação do Banco do Brasil
#AssistênciaSocial 13/12/2021 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL A Secretaria do Trabalho e Assistência Social realizará a entrega do Vale-gás no dia 17 de Dezembro

A Secretaria do Trabalho e Assistência Social realizará a entrega do Vale-gás no dia 17 de Dezembro (sexta-feira), na Praça da Juventude, das 08h às 15hrs. É importante que todos os beneficiários compareçam no dia marcado para receber o benefício.

O vale-gás social é uma das medidas de auxílio às famílias vulneráveis no enfrentamento ao coronavírus. Foram contempladas com o benefício, as famílias beneficiárias do Cartão Mais Infância; inseridas no Cadastro Único e beneficiárias do antigo programa Bolsa Família e os jovens inseridos no programa Superação.

A lista dos beneficiários aqui do município de Novo Oriente você confere no link abaixo:

#AssistênciaSocial 19/07/2021 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL 17 beneficiados recebem o cartão do Auxílio Cesta Básica hoje (19/07) em Novo Oriente

Por Aparecida Mota

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria do Trabalho e de Assistência Social, está realizando hoje (19/07) a entrega dos cartões do Auxílio Cesta Básica. Ao todo 17 pessoas foram contempladas com o benefício.

Cinco mercantis da cidade aceitam o cartão, confira abaixo a lista de beneficiados e os locais onde o cartão do auxílio é aceito

Mercantil Menor Preço

Mercantil Hiper Box

Mercantil Avenida

Mercantil Center um

Mercantil Mercadinho Compre Bem

O Auxílio Cesta Básica é um benefício de 200 reais distribuído pelo Governo do Ceará. Dividido em duas parcelas de 100 reais. O público alvo são trabalhadores de transporte alternativo e escolar, feirantes, ambulantes, mototaxistas, taxistas, motoristas de aplicativo, bugueiros, guias de turismo e despachante documentalista de trânsito.

#AssistênciaSocial 06/07/2021 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Gestantes beneficiadas por programas sociais recebem kits de natalidade em Novo Oriente
#AssistênciaSocial 20/04/2021 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL CREAS de Novo Oriente realizará serviço de abordagem social para pessoas em situação de rua e/ou moradores de rua

A Secretária de Trabalho e Assistência Social, em articulação com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), começará a realizar um atendimento de abordagem social para pessoas em situação de rua e/ou moradores de rua.

O serviço de abordagem social, dentre suas funções, tem o objetivo de identificar o público de pessoas em situação de rua e/ou moradores de rua, visando à orientação e promoção à saúde, assim como também a inserção destes em serviços ofertados pela política de Assistência Social.

A população em situação de rua pode ser definida como um grupo populacional que tem em comum a pobreza, vínculos familiares quebrados ou interrompidos, vivência de um processo de desfiliação social pela ausência de trabalho assalariado e das proteções derivadas ou dependentes dessa forma de trabalho, sem moradia convencional regular e tendo a rua como o espaço de moradia e sustento. Naturalmente, existem muitas outras especificidades que perpassam a população de rua e devem ser consideradas, como gênero, raça, cor, idade e deficiências físicas e mentais.

Já a denominação "moradores de rua", se dá para grupos de pessoas que vêm de diferentes vivências e que estão nessa situação pelas mais variadas razões. Há fatores, porém, que os unem: a falta de uma moradia fixa, de um lugar para dormir temporária ou permanentemente, e vínculos familiares que foram interrompidos ou fragilizados.

Aproximando-se da realidade do Município de Novo Oriente, é comum visualizar pessoas em logradouros públicos, como nas proximidades da Câmara Municipal, Hospital e adjacências, chegando muitas vezes a dormirem nesses espaços. No entanto, é possível identificar que muitos casos tratam-se de pessoas que contam com famílias e residem no município, nestas situações, é necessário buscar ações interventivas para deixá-los no convívio de suas famílias, pois, não configura pessoas em situação de rua.

O CREAS está à disposição para identificar as diversas demandas que se apresentam no município e dá os devidos encaminhamentos, sempre respeitando o direito de ir e vir da pessoa, conforme previsto no art. 5º, da Constituição Federal.

Conhece alguém que está em situação de rua ou morando na rua? Entre em contato conosco!

O CREAS está localizado na Rua Coelho da Silva, 90, funciona de segunda a sexta-feira das 07h às 12h, horário reduzido decorrente do período de pandemia Covid-19. O telefone é (88) 99834-6452 (WhatsApp).

#AssistênciaSocial 07/04/2021 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura de Novo Oriente realizará a entrega do Vale Gás

Por Aparecida Mota

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria do Trabalho e de Assistência Social, realizará a entrega do vale gás para 1.438 famílias novorientenses. A entrega será feita na sede da Secretaria de Assistência Social e no CREAS. O horário de entrega será das 08h às 15h.

O primeiro lote beneficiará 719 famílias e o segundo lote mais 719 lares da cidade. As entregas serão feitas entre os dias 08 e 12 de abril. Segue a programação:

Quinta-feira (08/04) Letra A na sede da Secretaria de Assistência Social e letras B, C e D no CREAS

Sexta-feira (09/04) é a vez da letra F, na Secretaria de Assistência Social e letra E no CREAS

Segunda-feira (12/04) acontece a entrega das letras G, H, I, J, K na sede da Secretaria de Assistência Social.

Os beneficiários foram selecionados pelo Governo do Estado. Foram contempladas com o benefício as famílias do Cartão Mais Infância, as famílias inseridas no Cadastro Único, as beneficiárias do programa Bolsa Família com renda per capita igual ou inferior a R$89,34 e os jovens inseridos no programa Superação. Os beneficiários terão direito apenas a UM vale-gás. A entrega do benefício foi dividida em dois lotes no município de Novo Oriente, sendo 719 famílias do lote 1 e 719 famílias do lote 2.

O vale-gás social é uma das medidas de auxílio às famílias vulneráveis no enfrentamento ao coronavírus e está sendo executado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (Estadual), em parceria com os municípios.

A Secretaria de Assistência Social fica localizada na rua Dona Joana n. 104 e o CREAS fica na rua Coelho da Silva próximo ao Banco do Brasil.

Confira lista de beneficiados do 1° e 2° lote:

#Saúde 12/03/2021 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Prefeitura realiza fiscalização e orientação sob o Decreto Estadual do Governo do Ceará em Novo Oriente

Por Aparecida Mota

A Prefeitura Municipal de Novo Oriente, por meio da Secretaria de Assistência Social, Vigilância Sanitária, DEMUTRAN e Guarda Municipal estão realizando uma campanha de visitas, conscientização e fiscalizações nos estabelecimentos comerciais da cidade.

O objetivo da ação é garantir que as medidas sanitárias estabelecidas no Decreto Estadual do Governo do Ceará sejam cumpridas. Estão sendo realizados distribuição de álcool gel, pedidos de uso obrigatório de máscaras e conscientização acerca dos protocolos sanitários.

Todos os comércios da cidade foram visitados. Os estabelecimentos comerciais que descumprirem as medidas sanitárias são primeiramente interditados no prazo de sete dias, caso haja descumprimento durante a interdição, o estabelecimento é multado ou o dono será conduzido à delegacia de polícia civil para a autuação de um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

#Saúde 02/07/2020 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Novo Oriente recebe 27 mil máscaras reutilizáveis. As máscaras foram doadas pelo governo do estado do Ceará para distribuição á população.
#DireitosHumano 26/06/2020 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL CRAS define estratégias de acompanhamento de usuários atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos atende crianças e adolescentes, grupos de 4 a 16 anos.
#AssistênciaSocial 18/06/2020 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Programa Criança Feliz atende mais de 300 crianças em Novo Oriente O programa Criança Feliz prioriza gestantes e crianças de zero a três anos de idade.
#AssistênciaSocial 17/06/2020 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Conta Paga se destaca entre os programas sociais Programa municipal paga contas de água e luz de famílias carentes
#AssistênciaSocial 17/06/2020 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL Entrega do vale gás segue até o próximo dia 19 O recebimento acontece no CRAS - Centro de Referência de Assistência Social
#AssistênciaSocial 06/10/2019 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PUBLICADO RESULTADO FINAL DA ELEIÇÃO DE CONSELHEIRO TUTELAR APÓS APURAÇÃO DE VOTOS, FOI PUBLICADO O RESULTADO FINAL DOS ELEITOS E RESPECTIVOS SUPLENTES PARA O CARGO DE CONSELHEIRO TUTELAR, PARA O QUADRIÊNIO 2020/2023.
#AssistênciaSocial 09/07/2019 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PUBLICADO RESULTADO FINAL DA PROVA DE CONSELHEIRO TUTELAR FOI PUBLICADO NA DATA DE HOJE, O RESULTADO PRELIMINAR DOS CLASSIFICADOS/DESCLASSIFICADOS, APÓS A PROVA DE CONHECIMENTOS PARA A FUNÇÃO DE CONSELHEIRO TUTELAR.
#AssistênciaSocial 08/07/2019 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PUBLICADO GABARITO OFICIAL DA PROVA DE CONSELHEIRO TUTELAR FOI PUBLICADO NA DATA DE HOJE (08/07), O CADERNO DE QUESTÕES E O GABARITO OFICAL DA PROVA DE CONHECIMENTOS PARA OS PRÉ-CANDIDATOS À FUNÇÃO DE CONSELHEIRO TUTELAR.

O RESULTADO PRELIMINAR SERÁ PUBLICADO NA DATA DE AMANHÃ (09/07).
#AssistênciaSocial 05/07/2019 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PROVA PARA CONSELHEIRO TUTELAR SERÁ DIA 07/07. SERÁ REALIZADA NO PRÓXIMO DIA 07/07 (DOMINGO), NO PERÍODO DA MANHÃ, A PROVA DE CONHECIMENTOS (ECA, LEI MUNICIPAL Nº 784/2019, RES. Nº 170/14-CONANDA, LEI DO SINASE, E CORRELATAS) QUE POSSUI CARÁTER ELIMINATÓRIO, PARA OS PRÉ-CANDIDATOS À FUNÇÃO DE CONSELHEIRO TUTELAR DESTE MUNICÍPIO.

A PROVA POSSUI PREVISÃO NA LEI MUNICIPAL Nº 784/2019, E SE DESTINA A AFERIR SE O PRÉ-CANDIDATO POSSUI CONHECIMENTOS MÍNIMOS ACERCA DA LEGISLAÇÃO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE.

SOMENTE OS CANDIDATOS APROVADOS NESTA PROVA PODERÃO PARTICIPAR DO PROCESSO ELEITORAL, QUE OCORRERÁ NO DIA 06/10/2019.
#AssistênciaSocial 11/06/2019 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PUBLICADO RESULTADO DAS INSCRIÇÕES PARA CONSELHEIROS TUTELARES FOI PUBLICADO NA DATA DE HOJE (11/06), O RESULTADO FINAL DOS PEDIDOS DE REGISTRO DOS CANDIDATOS À FUNÇÃO DE CONSELHEIROS TUTELARES DO MUNICÍPIO DE NOVO ORIENTE.

DESTA DECISÃO DA COMISSÃO ELEITORAL, CABE RECURSO NO PRAZO DE 03 (TRÊS) DIAS.
#AssistênciaSocial 05/04/2019 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PUBLICADO EDITAL DE ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR FOI PUBLICADO NA DATA DE HOJE (05/04), O EDITAL Nº 001/2019-CMDCA, EM QUE É CONVOCADA A REALIZAÇÃO DE PROCESSO ELEITORAL PARA A ESCOLHA DE CONSELHEIROS TUTELARES DE NOVO ORIENTE.

MAIORES DETALHES PODEM SER OBTIDOS NA ÍNTEGRA DO EDITAL, BEM COMO NAS RESOLUÇÕES DE Nº 01, 02 E 03, AMBAS DO CMDCA, CONFORME LINKS ABAIXO.
#Juventude 16/05/2018 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO ORIENTE REALIZA CONFERÊNCIAS LIVRES O Município de Novo Oriente realizou na Terça-Feira (15/05), suas "I Conferências Livres pelos Direitos da Criança e do Adolescente". Os eventos aconteceram simultaneamente, na sede do Município e em distritos pólos, escolhidos de acordo com critérios de acesso geográfico.

Foram utilizadas como metodologia as orientações estabelecidas, aliadas à didática lúdica e interativa pautada em oportunizar “vez e voz “ aos adolescentes e crianças presentes.

O NUCA esteve atuante em massa, inclusive com mediadores(as) de eixos.

O objetivo proposto é empoderar nossos(as) protagonistas para as conferências Municipais, Regional, Estadual e Nacional, vindouras.
#AssistênciaSocial 15/05/2018 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL COORDENAÇÃO DO PROGRAMA CRIANÇA FELIZ DE NOVO ORIENTE PARTICIPA DE OFICINA DE INTEGRAÇÃO EM BRASÍLIA. A Coordenadora do Projeto Criança Feliz, Gessyka Alves, juntamente com a Coordenadora Lucirlene Alves, estão em Brasília para participar da Oficina de Integração SUAS e Criança Feliz, que ocorre nos dias 15 e 16 de Maio.

O Município de Novo Oriente foi destaque com a apresentação da experiência exitosa do Comitê Gestor Municipal e das atividades desenvolvidas pela Equipe do referido Programa, e em razão disso, houve o convite para participar da Oficina de Integração na capital Federal.

A Secretária de Trabalho e Assistência Social, Vanube Moura, ressalta o empenho e dedicação de todos que compõem a equipe, com o objetivo de tornar o Município de Novo Oriente modelo no atendimento das crianças, por meio do Programa Criança Feliz.
#AssistênciaSocial 08/05/2018 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL NOVO ORIENTE É DESTAQUE COM O PROGRAMA CRIANÇA FELIZ A Secretária de Trabalho e Assistência Social, Vanube Epifanio Moura, juntamente com a Coordenadora do Programa Criança Feliz, Gessyka Alves, e os representantes do Comitê Gestor Municipal, participaram do "Seminário Mais Infância Ceará- Primeira Infância no SUAS, Fortalecendo a Interdisciplinaridade em prol do Desenvolvimento Infantil", que ocorreu em Fortaleza, no dia 07/05 (Segunda-Feira).

O Município de Novo Oriente foi destaque com a apresentação da experiência exitosa do Comitê Gestor Municipal e das atividades desenvolvidas pela Equipe do referido Programa, que tem por objetivo consolidar os vínculos entre as crianças, na faixa etária de 0 a 6 anos, e suas familias, contribuindo para o seu desenvolvimento biopsicossocial.

A Coordenadora do Projeto Criança Feliz, Gessyka Alves, juntamente com a Coordenadora Lucirlene Alves, irão para Brasília nos dias 15 e 16 de Maio, representar o Estado do Ceará e o Município de Novo Oriente, participando da Oficina de Integração SUAS e Criança Feliz.
#Festa 10/10/2017 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL MISS NOVO ORIENTE 2017. Livia Lima recebeu a faixa agora á pouco no palco da festa dos 60 anos de emancipação politica de Novo Oriente.
#AssistênciaSocial 21/06/2017 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL A Secretaria de Trabalho e Assistência Social, realizou hoje a 8º Conferência Municipal de Assistência Social A Secretaria de Trabalho e Assistência Social, realizou hoje a 8º Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi bastante prestigiado. Participaram da abertura oficial, o Vice- Prefeito, Valdecy Coelho, Vereadores, Secretários e demais lideranças do município. A Secretária, Vanube Epifanio, destacou a importância da participação de todas na construção de politicas públicas e a garantia dos direitos no fortalecimento do SUAS.
#DireitosHumano 01/06/2017 SECRETARIA DE TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL PREFEITO, VANALDO MOURA, PARTICIPA DO ENCERRAMENTO DA CAMPANHA " FAÇA BONITO" O Prefeito, Vanaldo Moura, participou na última terça-feira (30) no CRAS - Centro de referência da Assistencia Social, do encerramento da campanha FAÇA BONITO, Participaram do evento, Secretários, vereadores e profissionais ligados a assistencia social. o slogan FAÇA BONITO - Proteja nossas crianças e adolescentes quer chamar a sociedade para a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no brasil. O prefeito, Vanaldo Moura, na sua fala, elogiou o trabalho realizada pela Secretaria de Trabalho e Assistência social e reafirmou o apoio do municipio a estas ações.
www.novooriente.ce.gov.br
Emitido dia 30/04/2024 às 04:41:46